Mas você ligou para ele? Você já ligou para ele hoje, ontem, pretende ligar amanhã?
“Ah Suzy, mas o meu contador só aparece aqui (…)”.
Peço dois minutos de sua atenção: você só vai ao médico quando está com problema de saúde? E o seu negócio você trata assim, então assim será.
Claro que o contador está fazendo cumprindo o combinado e a quantidade de obrigações acessórias que cercam o escritório contábil, para cuidar de uma empresa, de um CNPJ, no entanto é importante você estar próximo a ele, do contrário não adianta. Talvez você não ligue, não mande e-mail ou até mesmo não pergunte, especialmente sobre os detalhes do planejamento tributário.
Talvez não seja o seu caso, mas saiba que alguns empreendedores esperam atendimento premium (*) deste profissional, remunerando com um Pix de R$ 300,00, 500,00 ou R$ 1.200,00.
Perceba: seu braço direito nos negócios, disposto a auxiliar em todo o planejamento financeiro e, por vezes, no estratégico – para topar ser o Batman ou a Mulher-Maravilha que imagina, atuará com agenda própria que pode – por inúmeras vezes é – ser flexibilizada, estabelecidos alguns limites.
O contador quando sai da formação em ciências contábeis, geralmente, compreende o básico de impostos.
Apesar disso, prefiro crer na possibilidade do seu contador ter buscado (e aplicado) esse conhecimento durante a carreira ou, no mínimo, tenha um suporte jurídico de confiança para trabalhar, em conjunto, e tornar sua empresa ainda mais eficiente, competitiva e legalmente amparada.
Ainda assim, o planejamento tributário hoje é um, amanhã é outro, ele muda (classificação) toda hora. Logo, planejar com sua contadora (ou contador) é fundamental.
Ligue para ela (ou ele) agora mesmo.
(*): o que liberaria a agenda dos contadores para ligações diárias, infinitas reuniões e um incrível planejamento tributário.